Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar


oram quatrocentos anos de história que tornaram possível o Ceará de hoje. Desde 1603, quando Pero Coelho inaugurou a primeira bandeira exploratória em terras cearenses, o Estado deu contribuições significativas à formação do Brasil na literatura e poesia, direito, religiosidade, artes plásticas, música, história, teatro, fotografia, humor, cinema, televisão, cidadania e empreendedorismo,
Com uma área territorial de 146mil Km², dos quais, aproximadamente, 90% em condições de semi-aridez, o Ceará abriga 4,37% da população brasileira, o terceiro contingente populacional da região Nordeste, um total de 7,4 milhões de habitantes.
Acompanhando a tendência nacional, a urbanização vem se acentuando no Estado. Segundo os dados do último censo demográfico, 71,5% da população cearense é urbana. A distribuição demográfica encontra-se geograficamente concentrada, com a Região Metropolitana de Fortaleza absorvendo cerca de 41% da população estadual.
Embora a dinâmica populacional das últimas décadas no Ceará caracterize uma fase de transição demográfica, com a diminuição relativa das crianças e jovens e, simultaneamente, o incremento do segmento de adultos e idosos, o Estado ainda é muito jovem. Cerca de 20,3% dos cearenses estão na faixa etária entre 15 e 24 anos.
A força de trabalho estadual soma 3,579 milhões de pessoas, 48,6% do contingente estadual.

Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar