Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar


A agricultura ainda é responsável por parcela significativa da ocupação da população economicamente ativa, em torno de 38,5%, enquanto os setores industriais e de serviços são os principais geradores do Produto Interno Bruto estadual (93,92%).
Com um PIB de R$ 20,8 bilhões, o produto per capita cearense é R$ 2,794 mil.

O Ceará, em seu objetivo de consolidar um projeto de desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social, vem promovendo a potencialização dos seus principais ativos.

Além da cearensidade de sua gente, seus ativos econômicos e sociais têm permitido ao Governo modernizar seus instrumentos de gestão e mobilizar recursos, esforços, parcerias e negociações junto a diferentes organismos públicos e internacionais para fomentar as alternativas de trabalho e renda no Estado e de ocupações não agrícolas no interior estadual.

Assim, respaldam as políticas públicas e as estratégias governamentais: as condições favoráveis para o turismo e a agricultura irrigada; a localização estratégica quanto aos mercados consumidores e turísticos mundiais; o potencial para o desenvolvimento da indústria intensiva em mão-de-obra e outros ramos modernos da atividade industrial; a característica histórica de entreposto mercantil entre as regiões norte e sul do país; as habilidades artesanais; a diversificação e modernização do setor de serviços; o patrimônio cultural; o potencial humano e capital social do Ceará contemporâneo.


O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO CEARÁ (IDH)

Os resultados do IDH são conseqüência dos bem-sucedidos esforços do Governo do Ceará, nos últimos anos, na promoção do desenvolvimento econômico e na ampliação da cobertura e melhoria na qualidade dos serviços de saúde e educação.

O IDH expressa sinteticamente as condições de vida da população, através de três indicadores básicos: a) a renda, medida pelo PIB per capita; b) o grau de conhecimento, combinação da taxa de alfabetização de adultos e a matrícula nos três níveis de ensino; e c) a longevidade, medida pela esperança de vida ao nascer, mostrando o usufruto dos benefícios do saber e dos recursos materiais, por anos de vida.

Na recente divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano dos estados e municípios brasileiros, o Ceará foi o Estado que mais conquistou posições no índice de desenvolvimento humano no Brasil.

No período 1991/2000, passou de 0,597 para 0,699, obtendo uma variação de 10,2 pontos percentuais



 

 

 

 

 



.

Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar