Órgão : |
Prefeitura Municipal de Tauá/CE
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Categoria : |
Inclusão Digital
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Título do Projeto : |
Programa Cidade Digital de Tauá/CE
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Objetivos do Projeto : |
Proporcionar a inclusão digital e social da população, através da ativação de pontos de internet em residências, micro e pequenas empresas e órgãos públicos. / Democratizar o acesso à informação e ao conhecimento. / Utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas de inclusão digital e de apoio às atividades produtivas e educativas. / Capacitar recursos humanos para o mercado de trabalho e o desenvolvimento de competências. / Disponibilizar espaços eletrônicos, como forma de ampliar e agilizar a participação popular e a transparência da gestão pública. / Possibilitar gratuitamente, através de quiosques digitais, acesso à informática/Internet. / Disponibilizar Sala de Videoconferência e seus recursos tecnológicos, com foco na ampliação e socialização do conhecimento. / Aperfeiçoar o sistema de coleta de dados na área de saúde, tornando-o mais ágil e confiável. / Transformar Tauá em pólo de desenvolvimento de softwares. / Proporcionar serviços de telefonia, por meio da Internet.
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Situação Anterior ao Projeto |
Anterior à Cidade Digital, o município de Tauá era servido de internet apenas por órgãos públicos estaduais e um provedor particular com mensalidades caras para a realidade local. Segundo a USAID, em 2002 apenas 0,73% da população tauaense tinha acesso à internet. Havia, portanto, um grande índice de exclusão digital. Além disso, somente alguns rogaos da Prefeitura Municipal tinha acesso à Internet, o que dificultava os precedimentos de gestão. Estima-se, atualmente, que após 24 meses de implantação deste Programa, cerca de 22,4% da população passaram a ter acesso a WEB, em Tauá (TAUÁ. 2008). É notório o marco desse significativo processo de inclusão tecnológica, considerando que o Programa Cidade Digital propiciou o aumento de pessoas com domínio das linguagens tecnológicas e promoveu uma maior oferta de equipamentos tecnológicos públicos, como escolas com laboratorios de informática e quiosques digitais.
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Histórico Cronológico do Projeto |
Em termos de cronograma de execução, as ações foram assim implantadas: Julho/2006 - Provedor Municipal de Internet. / Centro de Capacitação Tecnológica Graci Aguiar e Telecentros Escolares; a Sala de Videoconferência e Formação a Distância; Serviços de E-gov no portal municipal. / Novembro/2006 - Projeto Agente Comunitário de Saúde Digital. / Março de 2007 – 4 Quiosques Digitais (distribuídos geograficamente em pontos estratégicos da cidade) e o TauaNet Móvel (áreas com internet móvel, wireless e gratuita em locais de grande circulação). / Novembro de 2007 – Implantação do Pólo de Desenvolvimento de Software, em parceira com a empresa Educandus. / Dezembro de 2007 – Sistema de Telefonia VoIP (com a implantação de orelhões denominados de “bodefones”. / Maio de 2008 – Desenvolvimento de um Portal Multimidiático de Educação. / Junho de 2008 – Realização de concursos vestibulares dos cursos de graduação em regime semipresencial do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
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Estado Atual do Projeto |
Atualmente, observa-se por parte da população uma nova postura quanto à tecnologia, refletindo-se no uso das TIC’s, no âmbito dos serviços públicos. A população apropriou-se de uma cultura digital que gerou um aumento da auto-estima e um senso de empreendedorismo no cidadão tauaense, acarretando um crescimento social. Um exemplo disso é o caso da Associação de Desenvolvimento Tecnológico de Tauá (ADETT), criada por jovens tauaenses. Sob a ótica da processualidade, a Cidade Digital continua em expansão, ampliando a parceria com o Poder Público, com a iniciativa privada e com a sociedade.
Portanto, com bases planejadas e sustentáveis, a Cidade Digital ganhou notoriedade em face de seus impactos favoráveis, tendo recebido diversas premiações, tais como: 1º lugar estadual e nacional no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, 2º lugar no V Prêmio Iberoamericano de Cidades Digitais e 1º lugar nacional no Prêmio A Rede, na categoria Setor Público.
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Público Alvo do Projeto |
O público alvo do projeto corresponde a pessoas de todas as raças, de todas as faixas etárias (no ACS Digital o foco do atendimento é toda a família), de todos os sexos e provenientes do meio urbano e do meio rural, destacando-se as seguintes catagorias: educadores(as), estudantes, servidores(as) públicos(as), profissionais liberais, empresários(as), trabalhadores(as) em geral.
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Benefícios Alcançados pelo Projeto |
De julho de 2006 a 30 de setembro de 2007, a Cidade Digital alcançou os seguintes resultados: Capacitação de 1.529 pessoas em cursos de informática, com ênfase para a utilização de softwares livres. / Ativação de 430 pontos de Internet. / - Conexão de todos os órgãos públicos municipais à internet. / Realização de 400 eventos na Sala de Videoconferência e Formação a Distância, com um registro de 9.218 participantes. / 72.979 acessos nos quatro Quiosques Digitais. / 4.716 acessos no âmbito do TeleSaudade. / Inclusão de 1.900 estudantes de escolas públicas municipais em atividades pedagógicas que envolvem a inserção de conteúdos em multimídia. / Inclusão tecnológica de 100% dos Agentes Comunitários de Saúde de Tauá. / 204.870 acessos no âmbito das ações de e-Gov.
Dentre tantas conquistas, merece destaque a democratização do acesso às TIC’s, que resultou em significativos avanços sociais, com a população incorporando valores de coletividade, empreendedorismo e competência.
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Perspectiva Tecnológica |
Os sistemas operacionais de código livre receberam prioridade em consonância com o princípio da inclusão social (considerando as suas vantagens, como gratuidade características de multiuso). Com o Provedor Municipal de Internet sendo a base estruturante para outras ações, criou-se um Centro de Processamento de Dados, que recebe o link de internet e o distribui para órgãos públicos e pessoas físicas e jurídicas. Nesse sentido, foram postas em prática soluções de gerenciamento, aprimoramento e expansão do Programa, com ferramentas de distribuição da banda de internet, com a definição estratégica de áreas com cobertura de internet wireless, livre e gratuita, bem como a implementação do serviço de telefonia VoIP. Ressalte-se que o Departamento de Tecnologia vem realizando diversos estudos, visando verificar variantes como performance e custo/benefício que orientaram a aquisição de máquinas, torres e softwares mais adequados a cada aplicação.
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Visão de Futuro |
Expansão da Cidade Digital em Município Digital, com a disponibilização da internet em todos os distritos; universalização dos telecentros escolares em todas as escolas públicas municipais; expansão dos bodefones e da telefonia VoIP a todos os distritos, órgãos públicos e a residências e empresas locais; consolidação de Tauá como um Pólo de Desenvolvimento Tecnológico, inserindo-se na modalidade off-shore; expansão da informatização dos procedimentos técnico-administrativos às diversas áreas profissionais.
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Responsável pelo Projeto | João Álcimo Viana Lima |
Cargo | Secretário de Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo |
Telefone(s) | (88) 3437-3259 |
alcimo@taua.ce.gov.br | |
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