Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar
   

· 16 açudes em 22 sedes municipais/distritos, permitindo acumular 909,60 milhões m3 de água e beneficiar uma população de, aproximadamente, 692.920 habitantes;
· 25 trechos de adutoras, perfazendo um total de 335,03 km, que atendem atualmente a uma população de aproximadamente 391.523 habitantes em 29 municípios/distritos.
Outra ação que merece destaque diz respeito às atividades inerentes ao Programa de Gerenciamento e Integração dos Recursos Hídricos (PROGERIRH) que, além da construção de médios e grandes reservatórios, vem executando o eixo de integração ligando a Barragem do Castanhão à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Tem- se como resultado até 2002:
· concluídas a ligação das bacias hidráulicas:
· do açude Pirabibu (Quixeramobim) com a do açude Cedro (Quixadá);
· do açude Fogareiro (Quixeramobim) ao Pirabibu;
· e a integração do Rio Pirangi ao Uruaú (Beberibe).
· concluídas as adutoras das comunidade rurais dos municípios de Palhano e Chorozinho (Triângulo/Timbaúba dos Marinheiros)
· em construção os trechos das adutoras de Icó, Iguatu, Aracoiaba/Baturité, Chaval/Barroquinha e São Gonçalo do Amarante/Siupé.
O Estado, através do Programa de Apoio ao Saneamento Integrado dos Sertões (PROASIS), também dirige suas ações para a construção de açudes de pequeno porte e de pequenas adutoras que interligam fontes hídricas às sedes distritais e/ou às pequenas localidades, permitindo à população dessas localidades a disponibilidade de água de boa qualidade, e a substituição do fornecimento d'água via carro-pipa.
Também, de relevante alcance social, podem ser citados:

Programa Poços do Sertão - visa o aproveitamento das águas subterrâneas dos aluviões do Ceará, para aproveitamento humano, animal e o desenvolvimento de pequenos projetos de irrigação, pela perfuração de poços tubulares. Até 2002, do total de 5.000 poços projetados, 3.050 foram perfurados em 87 municípios cearenses.

Projeto Água Doce - atua na ampliação da oferta de água para as comunidades rurais do Estado pela implantação e operação sustentável de pequenos sistemas de abastecimento. Até 2002, foram os seguintes os resultados alcançados:
· 124 municípios beneficiados;
· 64 dessalinizadores instalados;
· 239 sistemas simplificados de abastecimento d'água instalados;
· 130 sistemas simplificados de abastecimento d'água instalados com painel solar;
· 102 dessalinizadores recuperados;
· 42 painéis solares recuperados.



         
 

Destaque-se a construção do açude Castanhão, concebido como elemento central da política estadual de recursos hídricos.
Entretanto, as políticas adotadas visam não somente atender a demanda dos grandes usuários, mas, e principalmente, suprir as necessidades do contigente populacional instalado em distritos e outros aglomerados do interior cearense.
Assim sendo, com recursos financiados pelo Banco Mundial, o Estado concluiu, em 2002, o Projeto de Desenvolvimento Urbano e Gestão de Recursos Hídricos, através do qual foram construídos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar