Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar
   


Destaque-se, em 2002, a execução de algumas ações realizadas por meio dos seguintes Programas/Projetos:

Projeto Alvorada -
com obras em 31 municípios situados em microrregiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, quando de sua conclusão, beneficiarão em torno de 100 mil habitantes com sistemas de abastecimento de água; cerca de 155 mil com sistemas de esgotamento sanitário; e aproximadamente 64 mil com melhorias sanitárias domiciliares na zona rural.

Prosaneamento-I -
executadas, até 2002, obras de ampliação/implantação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em 58 municípios do Estado, beneficiando, até então, um universo de mais de 250 mil habitantes. Em 2002 foram beneficiados 13 municípios.

Projeto São José II -
priorizados recursos para a área de saneamento básico, através do em 93 localidades da zona rural do Estado, que beneficiarão, quando da sua conclusão, mais de 47 mil habitantes.

Programa Água em Casa -
iniciado em 2000 com o objetivo de viabilizar o acesso à água tratada pela população de baixa renda, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE já atendeu, sob o regime de mutirão, a 157 comunidades carentes, com a distribuição de material, supervisão técnica e assistência social, beneficiando mais de 100 mil habitantes em todo o Estado.

Tarifa Social - visando facilitar o acesso da população cearense com menor nível de renda aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o Governo, através da CAGECE, adota uma política tarifária social para as residências de padrão baixo com consumo de até 10m³. Até 2002 já foram beneficiadas mais de 270 mil pessoas em todo o Estado.

Sistema Integrado de Saneamento Rural-SISAR - sistema que atua por meio de organizações não governamentais formadas por associações das comunidades beneficiadas com saneamento rural, com população entre 250 e 2.000 habitantes. É um modelo de gestão participativo, implantado em cada área de atuação das Unidades de Negócios da CAGECE, que objetiva garantir o desenvolvimento e manutenção dos sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, de forma autogerida e auto-sustentável. Até 2002, 08 SISAR já foram criados no Estado.

       
 

Uma das grandes metas estaduais diz respeito à promoção da universalização dos serviços de abastecimento de água e a elevação do índice de atendimento com esgotamento sanitário.

Índices de Cobertura até 2002

· População Urbana do Estado do Ceará beneficiada com Sistemas de Abastecimento de Água - 4.643.304 hab - 83,3%;
· População Urbana do Estado do Ceará beneficiada com Sistemas de Esgotamento Sanitário -1.858.660 hab - 33,4%.
· Proporção de domicílios com abastecimento d'água adequado: evoluiu de 57%, em 1998, para 66,3%, em 2001.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Balanço Social 2002
Voltar
Avançar