Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar
   

· Recuperação e manutenção do Parque do Cocó
O rio Cocó é considerado como o principal recurso hídrico da Região Metropolitana de Fortaleza. A zona estuária da bacia fluvial possui 375 ha, tendo como principais ecossistemas naturais de seu entorno geográfico o mar litorâneo, faixa de praia e pós praia, campo de dunas, tabuleiros costeiros e planície fluvial. Possui um rico manguezal de rara beleza, onde várias espécies de moluscos, crustáceos, peixes, répteis e aves formam a fauna manguezal, fazendo ali o seu habitat, um ambiente próprio para a sua reprodução. Pela sua importância ambiental, várias ações sociais e governamentais já foram realizadas no intúito de preservá-lo, merecendo destaque o Decreto Estadual nº 20.253, de 05/09/1989, que declara de interesse social para fins de desapropriação as áreas de terra compreendidas no contorno do Projeto do Parque Ecológico do Cocó.

· Sistema de gestão em unidades de conservação
implantação de um sistema de gestão em unidades de conservação das obras dos pólos de lazer das áreas integrantes da Região Turística Costa do Sol Poente: Lagoa do Mato (Itapipoca); Lagoa do Banana (Caucaia); Lagoa da Rua (Trairi): Barra do Rio Curu (Paracaru); Lagoa dos Talos (Siupé/São Gonçalo do Amarante); Beira Mar da Vila Mundaú (Trairi) e Lagoa Canabrava (Paraipaba).

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Promove a integração entre os diversos segmentos sociais, estimulando a adoção de práticas ambientais com a realização de cursos de capacitação, campanhas educativas e projetos sociais sustentáveis.

· Formação de agentes multiplicadores em educação ambiental
Desenvolvido em diversos municípios envolvendo a participação de professores, de líderes comunitários, autoridades municipais e outros, oriundos das comunidades locais.

· Coleta de resíduos sólidos
Objetiva a geração de emprego e renda e o estabelecimento de uma nova consciência ecológica na sociedade, criando novos valores quanto à importância da preservação do meio ambiente. O Governo do Estado desenvolve o Projeto Reciclando, utilizando-se da força de trabalho de famílias residentes em áreas de riscos de Fortaleza. Em 14 outros municípios do interior do Estado foram distribuídos equipamentos para enfardamento de resíduos reutilizáveis e sua posterior venda às empresas recicladoras.
· 326 ocupações/empregos gerados
· 3 caminhões de coleta disponibilizados
· 7 balcões de arrendamento instalados
· 213 agentes recicladores participantes

       
 

A proteção e a conservação dos recursos ambientais do Estado vêm sendo executadas por meio de diversas ações integrantes de programas governamentais específicos. Compõem esse elenco, com destaque, os seguintes:
CONTROLE E PROTEÇÃO AMBIENTAL
Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores residentes nas áreas litorâneas e interioranas, mediante a implantação e a manutenção de espaços legalmente protegidos.

· Monitoramento da qualidade dos recursos hídricos
Análises sobre a qualidade da água nos açudes, canais e seções de rios gerenciados pela Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará-COGERH.

· Monitoramento da qualidade dos recursos atmosféricos

Aferição semanal do grau de poluição atmosférica provocada por veículos na cidade de Fortaleza.

· Balneabilidade das praias
Análises bacteriológicas e físico-químicas, para identificar a qualidade das águas das praias localizadas em Fortaleza e informar à população sobre as áreas adequadas para banho.

· Despoluição dos Recursos Hídricos
Atividade realizada por meio de visitas domiciliares, resultando em , aproximadamente, 133 mil novos domicílios interligados à rede pública de esgoto, significando que, aproximadamente, 133 mil famílias deixaram de lançar esgoto in natura em lagoas, rios ou canais da cidade de Fortaleza.

 

 

 

Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar