Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar
 

· PEQ/CE tem como foco de suas atividades, o treinamento de trabalhadores de baixa escolaridade, mulheres chefes de família, portadores de deficiência, grupos étnicos e jovens entre 16 e 21 anos, autônomos, trabalhadores com risco de perder o emprego, desempregados, pequenos e microprodutores.
Em 2002, foram qualificadas, em 115 municípios do Estado, 33.186 pessoas, economicamente ativas, nas áreas de saúde, cultura, turismo, artesanato, agropecuária, indústria, comércio, serviços, entre outras.
· Os CENTEC's atuam na qualificação e requalificação dos recursos humanos em educação profissional básica e na formação de técnicos e tecnólogos de nível superior.
Em julho de 2002, a unidade de Limoeiro do Norte formou 49 tecnológos; a do Cariri 16 e a de Sobral 21, nas áreas de eletromecânica; recursos hídricos/saneamento ambiental; recursos hídricos/irrigação e tecnologia de alimentos.
· Os CVT's oferecem cursos de curta duração e aplicam-se às áreas de agropecuária, indústria, turismo, comércio e serviços, alimentos, eletromecânica e informática. No decorrer de 2002, foram ministrados nos 40 CVT's implantados em diversos municípios do Estado, 714 cursos para 12.576 jovens e trabalhadores, o que corresponde a apenas 15,85% da demanda total (79.294 pessoas).

     
 

As necessidades de hoje exigem uma educação profissional entendida como direito do cidadão produtivo, com foco na demanda do mercado de trabalho, capaz de atender à diversidade social, econômica e regional da PEA.
No Estado do Ceará, a implementação de três grandes Projetos merecem ser destacados no âmbito da qualificação profissional da população: o Plano Estadual de Qualificação Profissional do Estado do Ceará (PEQ/CE), os Centros de Ensino Tecnológico (CENTE's) e os Centro Vocacionais Tecnológicos (CVT's).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar