Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar

Esse novo modelo em implementação no Estado fundamenta-se, principalmente, na mudança comportamental do profissional de segurança e na modernização dos equipamentos e emprego de tecnologias sofisticadas , visando tornar mais eficiente a prestação do serviço de segurança para a população.

Entre os resultados obitidos em 2002, na comparação a 2001, destacam-se:

- 7,7 % de redução ou estabilização nos índices de homicídios praticados por 100 mil habitantes.
- 100 % em roubo de carro-forte.
-42,1% em roubo de veículos.
-63% em roubo a bancos.

Nesse contexto, como avanço dessa política, destaca-se, dentre outros, o desenvolvimento dos seguintes projetos:

Distrito-Modelo
Tem como foco central a integração das policias civil e militar e do corpo de bombeiros e atua em estreita parceria com a comunidade local por meio de suas representações. Atualmente, Fortaleza conta com 11 distritos-modelo. Em face do êxito obtido, o Projeto já se expandiu para a Região Metropolitana, tendo sido instalados em Maracanaú e Caucaia.

Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS)
Centraliza, integra e otimiza as atividades policiais e de socorro à população, utilizando-se de modernas tecnologias, dentre elas, do Sistema de Posicionamento Global (GPS), para transmissão de dados, rastreamento de viaturas, seleção de rotas, ações de cerco a assaltantes e outros procedimentos.
Em 2002, foram registradas 4.845.805 ligações, prestadas 1.096.110 informações e geradas 340.153 ocorrências, mantendo-se a perfomance qualitativa de controle das informações.

Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER)
Dispondo de 4 aeronaves em operação no Estado, utilizando-se de equipamentos especiais de rastreamento tipo GPAS, tem como finalidade maximizar o controle, a integração e a otimização dos meios aéreos disponíveis no sistema de segurança pública do Estado, seja em atividades policiais preventivas, repressivas ou de socorro à população.

Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS)
Objetivam otimizar a integração da comunidade com os órgãos de segurança pública do Estado. Atualmente, são 860 CCDS, com a participação de mais de 17.000 mil voluntários, atuando em todo o território cearense.
 

SEGURANÇA E PROTEÇÃO DO CIDADÃO

Segurança Pública - consciente da responsabilidade maior de proteção do cidadão, o Governo do Estado deu início, a partir de 1997, à implementação de um modelo de segurança baseado na integração operacional das forças de segurança, na reforma estrutural na segurança pública com a unificação dos comandos, na modernização dos quadros profissionais e na revisão dos números de unidades operacionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar