Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar


A proporção de domicílios com abastecimento de água adequado passou de 57 %, em 1998, para 66,3%, em 2001. Pela primeira vez, a proporção de domicílios com energia elétrica no Ceará (91,2%) supera a média regional (84,9%) e se aproxima da nacional (96,0%).
A assistência social no Estado vem se orientando por objetivos e diretrizes voltados prioritariamente para as funções de inclusão, prevenção, promoção e proteção social, elegendo a família como foco das políticas. Destaque-se, nesse âmbito, o apoio do Banco Mundial, via Programa de Apoio às Reformas Sociais para o Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes (PROARES), na implementação de vários programas de assistência e proteção à criança e ao adolescente em situação de risco.
A manutenção e o esforço na garantia de melhor segurança pública representam um desafio aos problemas inerentes à acelerada taxa de urbanização que temos vivido nos últimos anos. Prioridade tem sido dada ao setor, a partir da implementação de um modelo de segurança baseado na integração operacional das forças de segurança, na reforma estrutural da segurança pública com a unificação dos comandos, na modernização e capacitação dos quadros profissionais e na alocação de recursos para investimentos em equipamentos, permitindo a modernização organizacional e técnica, com o emprego de tecnologias mais sofisticadas.
O sistema penal do Estado foi ampliado com a construção e reforma da infra-estrutura carcerária e a modernização do sistema de equipamentos. Entretanto, as questões ligadas ao trabalho de qualificação e ressocialização do preso, visando reintegrá-lo à sociedade, requerem, também, especial compromisso governamental e, nesse sentido, várias ações vêm sendo implementadas.
No processo de mudança cultural o governo vem focalizando ações de valorização e o fomento ao potencial criativo da cultura diversificada. Ademais, merece ressaltar o desenvolvimento de ações socioeducativas, culturais e esportivas, de elevado alcance social,
implementadas por meio da implantação das Vilas Olímpicas e dos



Núcleos de Arte de Educação e Cultura.
A implantação de um extenso programa de educação para o trabalho tornou-se possível com a criação de três Centros de Ensino Tecnológico(CENTEC) e 40 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), a partir de 1997,que integram o Instituto CENTEC, hoje referência da educação profissional no País.
Prioridade, também, tem sido dada às ações voltadas para a consolidação do parque industrial do Estado, da agricultura irrigada de alto valor agregado, baseada na floricultura e fruticultura para exportação, da potencialização da indústria do turismo, além da infra-estrutura básica.
Como forma de garantir a oferta permanente de água e o convívio com o semi-árido grandes avanços foram alcançados. Em dezembro de 2002, foi inaugurado o açude do Castanhão, concebido como elemento central da política estadual de recursos hídricos, a partir de sua interligação com a RMF e outras regiões do Estado por meio do Eixo Metropolitano. Por sua vez, como ação de combate à pobreza no campo, foi dado prosseguimento ao Projeto São José, com ações voltadas para as atividades de infra-estrutura básica.
Na promoção da pequena irrigação merece destaque a implantação do Projeto Caminhos de Israel que desenvolve a agricultura irrigada, valorizando o associativismo, com foco na produção de frutas, de flores, de hortaliças e de outros produtos hortifrutigranjeiros.
Foram muitos os investimentos físicos e humanos e significativas as mudanças e evolução no perfil socioeconômico da população. Não obstante, tem-se a consciência da complexidade e magnitude dos problemas, sobretudo no que se refere ao enfrentamento do desafio da redução da pobreza e das desigualdades regionais. As bases para o desenvolvimento sustentável, com crescimento e melhoria da qualidade de vida, estão lançadas. É fundamental que se persista nesse rumo, com a continuidade e constante aperfeiçoamento do projeto de desenvolvimento em curso.


.

Balanço Social 2002
INDICE
Voltar
Avançar